No dia 25 de junho de 2021, os jovens do Programa de Educação e Trabalho participaram de uma palestra sobre a gravidez na adolescência. Com tom descontraído, as enfermeiras Rafaela Malheiros e Paula Pimenta, conduziram um bate papo sobre o tema e seus desdobramentos.

No Brasil, a taxa é de 62 adolescentes grávidas para cada grupo de mil jovens do sexo feminino, na faixa etária entre 15 e 19 anos. O índice supera a taxa mundial, que é de 44 adolescentes grávidas para cada grupo de mil. E, com a pandemia de COVID-19, a situação pode piorar com base no que foi observado em outros países durante epidemias que exigiram o isolamento social. “O isolamento em casa tende a aumentar a violência de gênero, o abuso sexual, a falta de acesso a serviços especializados e a métodos de prevenção”, afirma Flavio Debique, nosso gerente nacional de Programas e Incidência Política. Tudo isso pode causar um aumento dos números de gravidez precoce.

Com o intuito de alertar sobre a gravidez na adolescência e os métodos para evitar uma gravidez indesejada, as palestrantes falaram sobre as formar de prevenção disponível e aos jovens e qual o papel dos meninos e das meninas nessa responsabilidade. Ao final da conversa, os jovens apresentaram diversas dúvidas, onde tiveram a oportunidade de serem esclarecidos pelas palestrantes.

Agradecemos a Rafaela e Paula por conduzir o bate papo e esclarecer as dúvidas dos nossos jovens de um assunto que se faz tão importante.

Would you like to share your thoughts?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *