Programa da Fundação CDL-BH oferece testes de acuidade visual, consulta oftalmológica

e doação de óculos para crianças e adolescentes carentes

“Enxergar é um direito de toda a criança”. Foi assim que o pequeno Jhonathan (nome fictício), de apenas oito anos, contou como foi participar do programa “Ver é Bom Demais”, da Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Residente de uma casa de acolhimento, ele foi uma das 170 crianças e adolescentes atendidas durante o mutirão realizado nos dias 6 e 7 de outubro na sede da Fundação CDL-BH.

Essa primeira fase do programa, que consistiu na aplicação de testes de acuidade visual, teve como objetivo fazer uma triagem para encaminhamento à consulta oftalmológica de quem apresentou sintomas de baixa visão durante o exame. Jhonathan e mais 71 crianças e adolescentes estão neste grupo que foram encaminhados aos médicos do NOE Oftalmo. Caso seja diagnosticada a necessidade de correção óptica, eles receberão gratuitamente os óculos.

Dignidade – Para o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink, oferecer atendimento oftalmológico gratuito a crianças e adolescentes da comunidade é gratificante. “Poder levar atendimento a quem precisa, sem nenhum custo, é uma grande realização da Fundação. Além de consultas e óculos, estamos levando dignidade a essas pessoas”, disse. Mayrink destacou também a importância da identificação da baixa visão de forma precoce. “A dificuldade em enxergar interfere diretamente no processo de socialização e alfabetização da criança, resultando em dificuldades no momento da aprendizagem e rendimento escolar. Mas nem sempre a baixa visão é identificada pelos familiares, professores e cuidadores com a devida emergência, o que gera uma série de estigmas sobre crianças na fase da alfabetização”, completou.

A partir desse cenário, além de fornecer assistência oftalmologista básica, a Fundação CDL-BH também vai promover ações de conscientização dos líderes das casas de acolhimento e ONGs participantes do programa “Ver é Bom Demais”, sobre a  importância da identificação da baixa visão na fase da alfabetização.

Fazer a diferença – Para completar o ciclo do programa “Ver é Bom Demais”, entram em cena as óticas que doam os óculos. Afinal de nada adianta o exame oftalmológico, sem a doação de óculos para aqueles que necessitam de correção visual. Por isso é fundamental termos óticas na sociedade que se disponibilizem a fazer essa doação. “Quando entregamos os óculos, a gente vê a felicidade dessas crianças e adolescentes enxergando perfeitamente, podendo estudar, podendo crescer e evoluir na vida, e esse é um fator muito importante para nós. Por isso, participamos desse programa, porque entendemos que isso realmente faz diferença na vida dessas crianças e adolescentes”, explica o diretor da Centro Visão, Fernando Cardoso. A Centro Visão é quem doa todos os óculos para as crianças e adolescentes.

O Programa – Criado em 2002, o programa “Ver é Bom Demais” oferece assistência oftalmológica gratuita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  Até agora o Programa já realizou 5.200 testes de acuidade visual, 2.500 exames oftalmológicos e 1.500 óculos foram entregues. A ação é patrocinada pelo NOE Oftalmo e Óticas Centro Visão, além de contar com o apoio da CDL Jovem e CDL/BH.

Would you like to share your thoughts?