Administração e Diretoria Atual
A Administração da Fundação CDL-BH, além do corpo técnico para funcionamento pleno, é composta por órgãos de fiscalização que se desmembraram em Conselho Curador, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Estes órgãos são responsáveis acompanhar e desenvolver a integridade, transparência e desenvolvimento da entidade.
Conselho Curador
- Examinar e aprovar, em reunião conjunta com a Diretoria Executiva, alterações no Estatuto da FUNDAÇÃO CDL-BH. Tais propostas de alteração estatutárias não poderão contrariar ou desvirtuar os objetivos e finalidades da FUNDAÇÃO CDL-BH.
- Examinar e aprovar, por proposta da Diretoria Executiva, a previsão orçamentária anual da FUNDAÇÃO CDL-BH, com a discriminação das receitas e despesas.
- Deliberar anualmente sobre as demonstrações financeiras, a prestação de contas da Diretoria Executiva e os relatórios anuais das atividades e da situação econômico-financeira da FUNDAÇÃO CDL-BH, após aprovação pelo Conselho Fiscal.
- Decidir sobre a mudança de endereço da sede da FUNDAÇÃO CDL-BH.
- Deliberar por proposta apresentada pela Diretoria Executiva sobre a conveniência de venda, alienação a qualquer título, arrendamento, doação, oneração ou gravame de bens imóveis da FUNDAÇÃO CDL-BH, e submeter, em caso de aprovação, ao Ministério Público.
- Decidir sobre matérias ou casos omissos, no interesse da FUNDAÇÃO CDL-BH e na consecução de seus objetivos, não previstos neste Estatuto.
- Emitir parecer sobre o Planejamento Estratégico da FUNDAÇÃO CDL-BH.
- Deliberar, em reunião conjunta com a Diretoria Executiva, sobre a incorporação, fusão, cisão, transformação ou extinção da FUNDAÇÃO CDL-BH, submetendo posteriormente ao Ministério Público, para aprovação.
- Deliberar sobre quaisquer assuntos de interesse da FUNDAÇÃO CDL-BH que lhe forem submetidos.
- Referendar a indicação do Diretor Administrativo Financeiro e do Diretor Institucional da FUNDAÇÃO CDL-BH, efetuada pelo Presidente da Diretoria Executiva.
- Aprovar o Regimento Interno da FUNDAÇÃO CDL-BH e suas alterações, após a submissão deste pela Diretoria, observada a legislação vigente.
- Convocar, quando necessário, reuniões do Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, por escrito, com a pauta do dia, a qual será entregue ou enviada aos seus integrantes, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis da data de suas realizações.
- Indicar 03 (três) integrantes efetivos e 01 (um) suplente para compor o Conselho Fiscal da FUNDAÇÃO CDL-BH
Diretoria Executiva
- Cumprir e fazer cumprir as decisões do Conselho Deliberativo;
- Elaborar os programas e projetos relativos às atividades da Fundação, a previsão orçamentária, as demonstração financeiras, a prestação de contas e os relatórios circunstanciados das atividades e da situação econômico-financeira da Fundação a serem submetidos ao conselho Deliberativo;
- Celebrar os contratos, acordos e convênios de interesse da Fundação, conforme dispuser o Regimento Interno;
- Empenhar-se na geração de recursos para custeio dos programas da Fundação CDL-BH;
- Zelar pelo patrimônio da Fundação CDL-BH;
- Adquirir bens, contratar serviços de terceiros, admitir e demitir empregados e realizar outros atos imprescindíveis à manutenção das atividades da Fundação, cujos valores máximos de aquisição constarão do Regime Interno e serão fixados pelo conselho superior da CDL/BH;
- Fazer publicar, quando necessário, as demonstrações financeiras, devendo constar a indicação de sua aprovação pelo Ministério Público, ou a ressalva de que pendem de aprovação.
Conselho Fiscal
- Fiscalizar os atos dos administradores da Fundação e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários.
- Opinar sobre o relatório anual circunstanciado, pertinente às atividades da Fundação, sua situação econômica, financeira e contábil, fazendo constar do parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à decisão do Conselho Deliberativo.
- Opinar sobre a previsão orçamentária da Fundação e ainda, sobre os programas ou projetos relativos às atividades da Entidade, sob os aspectos da viabilidade econômico-financeira.
- Examinar e emitir parecer sobre as demonstrações financeiras da Fundação e sobre os demais dados concernentes à prestação de contas perante o Ministério Público.
- Solicitar ao auditor externo da Fundação a apuração de fatos específicos ou esclarecimentos e informações para melhor desempenho de suas atribuições.
Diretoria Executiva
Vilson Mayrink
Raquel Ferreira
Adriano Boscatte
Palavra do presidente
Vilson da Silva Mayrink
“É com imensa alegria que recebo a nomeação do Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, para ser novamente o Presidente da Fundação CDL-BH (triênio 2021-2023).
Participo há anos das ações desenvolvidas pela CDL-BH. Atualmente sou coordenador de Negócios PET na CDL/BH e já passei pela cadeira vice-presidência de assuntos econômicos da entidade, fui presidente do CDL/BH Jovem (2009-2010) e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação (2010-2012).
O Terceiro Setor cresce a cada dia no Brasil e pede cada vez mais profissionalização das entidades (qualificação do quadro de funcionários, busca por novas tecnologias, etc.) para que mais pessoas sejam beneficiadas e diminua a desigualdade social no nosso país.
A Fundação CDL-BH é uma entidade do terceiro setor que busca insistentemente a eficiência em todos seus processos para que seus projetos sociais consigam atingir seus objetivos e principalmente, promovam o impacto positivo na comunidade.
Conto com o apoio da diretoria executiva da Fundação formada por Adriano Boscatte e Moacir Muzzi, dos nossos fiéis parceiros e dos colaboradores da entidade, para que juntos possamos beneficiar cada vez mais pessoas com o nosso trabalho.
Acredito que essa união todos os desafios serão superados, novos projetos serão criados, chegaremos a lugares que realmente precisam do nosso trabalho e continuaremos a atingir o nosso principal objetivo: mudar vidas.”
Galeria de Ex-Presidentes
Formado em Engenharia Civil, pela UFMG
Pós-Graduado em Engenharia Econômica
Diretor CDL-BH desde 1996
Presidente Fundação CDL – 2010/2012
Presidente Conselho Fiscal CDL-BH – 2007/2010
Vice-Presidente Institucional Cooperativa CDL-BH
Formado em Marketing de Varejo
Empresário, sócio proprietário do Grupo Dumont, há mais 27 anos no mercado mineiro atuando nos segmentos de casas lotéricas, vídeos-locadora, tabacarias, correios e lojas de conveniência
Membro da Coordenação Nacional da CDL-Jovem
Ex-Presidente da CDL-Jovem de Belo Horizonte
1994 a 1996: Vice-presidente da CDL/BH em Assuntos Econômicos
1996 a 2002: Presidente da CLD/BH
1998 a 2002: Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação CDL Pró-Criança
1999 a 2003: Presidente do Conselho Administrativo do SPC Brasil
Atualmente é diretor presidente da Manoel Bernardes Comércio e Indústria Ltda e Cônsul da França
Foi uns dos fundadores da CDL/BH, da Associação Comercial e Industrial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem
Ex- Presidente da CDL/BH
Ex- Vice Prefeito de Contagem
Ex- Secretário de Comércio, Indústria e Turismo de Contagem
Ex- Presidente da Junta Comercial de Belo Horizonte
Formado em Administração de Empresas
Atuou na CDL/BH como vice-presidente nos anos de 1984 a 1986 e presidente em 1986 a 1988
Em 1993 tornou-se presidente da Fundação CDL Pró-Criança, permanecendo no cargo até 1996 Fui suplente do presidente da CDL/BH, Manoel Bernardes, na gestão de 2000 a 2002
Na política, foi deputado federal e presidente do PL de 1995 a 1999
Na área social atuou como presidente do Hospital da Baleia e da Associação Cristã de Moços
Atualmente no campo empresarial é presidente do Centro Ótico e vice-presidente da Cemig
Formado em Arquitetura com a titulação de Engenheiro Arquiteto e Urbanista em 1966 na Escola de Arquitetura da UFMG
De 1963 a 1996 exerceu a atividade de arquitetura e urbanismo paralelamente a de lojista no ramo de Home Fashion, com a empresa Morada Ltda; e atuou como industrial na fabricação de cortinas, persianas e revestimentos até 1999
Nos anos seguintes atuou como arquiteto e construtor
1983: Atuou como diretor superintendente executivo
1986: Atuou como diretor de aperfeiçoamento profissional
1990 a 1992: Atuou como vice-presidente da instituição
Atuou como suplente de gestão empresarial de 1996 a 1998
Participou na implantação da Fundação CDL Pró-Criança 1992 a 1993: Atuou como presidente da Instituição
Ex-diretor da CDL/BH
Ex-presidente da Fundação CDL Pró-Criança, entre 1989 e 1991, realizando importantes trabalhos para tornar a Entidade conhecida no meio empresarial e dentre as instituições de terceiro setor, além de aprovar diversos projetos para extenderem benefícios às diversas Creches de Belo Horizonte
Realizou trabalhos de grande influência na administração da FEBEM
Fundador e primeiro presidente da Fundação CDL Pró-Criança
Membro de atual do conselho consultivo da Fundação CDL Pró-Criança
Membro atual do conselho deliberativo da Fundação CDL Pró-Criança