Sorridente

Postagem_Instagram_Ps_Evento_-_4

A Constituição Brasileira, em seu art. 196, reconhece a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Apesar de muitos progressos registrados, a saúde padece de vários problemas básicos devido a mazelas e descasos por parte dos órgãos públicos responsáveis por esse setor.

Entre os inúmeros problemas apontados e detectados, um deles é particularmente preocupante, pois a sua incidência, embora localizada, tem repercussão em todo o nosso corpo. Trata-se da saúde bucal, que requer hábitos de higiene e alimentação adequada principalmente na infância.

Observando o atual quadro sanitário odontológico brasileiro, constatamos que 30 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Cerca de 40% da população não tem acesso regular à escova de dente e chegam aos 60 anos completamente desdentados. Num país com cerca de 150 milhões de brasileiros, apenas 2,5 milhões tem acesso a dentistas em clínicas particulares.

A OMS estabeleceu cinco metas internacionais para a saúde bucal: porcentagem de crianças de 05 anos que nunca tiveram cáries; porcentagem de adolescentes com 18 anos com todos os dentes na boca; porcentagem de adultos na faixa etária de 35 a 44 anos com 20 ou mais dentes na boca; porcentagem de idosos na faixa etária de 65 e 74 anos também com 20 ou mais dentes; e por último, a incidência de cáries em crianças na idade de 12 anos. Apenas neste último item, o Brasil conseguiu cumprir a meta. Por isso, o Brasil é considerado o campeão mundial de cárie, pois a maioria da população é excluída do direito mínimo de acesso a tratamentos dentários.

Dentro desse contexto, o Projeto Sorridente em parceria com o CDL Jovem, pretende promover a assistência odontológica preventiva em crianças e adolescentes das comunidades atendidas. Ela baseia-se na prática de promoção da saúde, paralisando ou diminuindo a gravidade da doença.

Para fortalecer a campanha de prevenção e promoção da Saúde Bucal é oferecido ao público atendido, um ciclo de palestras que tem como objetivo informar e conscientizar sobre a importância e necessidade do auto cuidado e a influência da saúde bucal sobre o organismo e as relações sociais.

Histórico

O Projeto surgiu em 1990, em parceria com a ACM – Associação Cristã de Moços. No primeiro momento, foi utilizada uma unidade móvel odontológica no atendimento preventivo e curativo das crianças e adolescentes das instituições conveniadas.

Metas

• Atingir o índice de cárie “zero”, estabelecido como parâmetro pela Organização Mundial de Saúde

Estratégias

• Identificar e priorizar as entidades a serem atendidas pelo projeto
  • Visitar as instituições para apresentação do projeto e sensibilizar seus profissionais para a importância da saúde bucal
  • Realizar um trabalho direto com as crianças e adolescentes, através de dinâmicas, histórias e outras atividades lúdicas, para despertar o seu interesse e a fixação na importância do cuidado com a saúde bucal
  • Ensinar às crianças o processo de escovação e cuidar para que elas tenham acesso àquilo que é necessário para realizar esse processo
  • Orientar funcionários e educadores das entidades beneficiadas para a continuidade do processo e manutenção dos resultados.
  •
  • Realizar palestras para as famílias e as comunidades para informá-las e conscientizá-las sobre a importância da saúde bucal
  • Realizar reuniões com a equipe técnica para avaliar o atendimento e apresentar ações a serem realizadas para melhoria do projeto

Impacto desejado

• Melhoria do nível de saúde bucal de crianças e adolescentes atendidas pelo Programa
  • Aumento da auto-estima das crianças e adolescentes
  • Estímulo de ações voluntárias

Público alvo

Crianças e adolescentes usuárias de instituições parceiras da Fundação CDL Pró-Criança.

Objetivo Geral

• Promover a saúde bucal de crianças e adolescentes, por meio de ações odontológicas preventivas

Objetivos Específicos

• Promover educação em saúde bucal
  • Possibilitar acesso às práticas preventivas de combate às doenças bucais
  • Encaminhar crianças e adolescentes com necessidades de tratamentos curativos para clinicas odontológicas parceiras

Equipe técnica

Colaboradores da Fundação CDL Pró-Criança, CDL/BH, CDL/Jovem e pessoas da comunidade.

Indicadores de viabilidade

• Credibilidade e idoneidade da Fundação CDL Pró-Criança e dos Parceiros
  • Forma de seleção das entidades beneficiadas: Conferências constantes de documentos das instituições (alvará, etc.),  atendimento de qualidade às crianças e aos adolescentes
  • Controle permanente do cadastro de entidades
  • Aprimoramento contínuo das técnicas e metodologias
  • Respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Tempo de atuação do Projeto
  • Busca constante de novos parceiros

Avaliação do projeto

• Melhoria na saúde bucal do público atendido
  • Número de voluntários participantes
  • Número de parcerias firmadas
  • Grau de qualidade dos atendimentos realizados pelo Projeto

Resultados

Esse Programa, criado em 1990, já contabilizou 11.445 atendimentos com a distribuição de kits de higiene bucal.

Confira as notícias sobre o Programa:

Sorridente: Início Captação de Recursos

A Fundação CDL-BH declara aberta a temporada de captação de recursos para execução do Projeto Sorridente. Você já conhece nosso Projeto Sorridente? O Projeto Sorridente