
Você já parou para pensar quanto do que você paga em um produto é, na verdade, imposto? Para muitos brasileiros, esse é um dado que passa despercebido no dia a dia. Com o objetivo de tornar essa informação mais clara e acessível à população, nasceu o DLI, o Dia Livre de Impostos, uma iniciativa nacional promovida pela CDL Jovem.
O que é o DLI?
O DLI é uma ação coordenada por entidades do setor de serviços como a CDL Jovem e a CDL/BH, que busca mostrar de forma concreta, o peso da carga tributária embutida nos preços dos produtos no Brasil. Durante um dia específico, lojistas que optam por aderir à ação vendem produtos e serviços com descontos equivalentes aos tributos normalmente cobrados, ou seja, o consumidor paga apenas o valor “limpo”, sem os impostos.
Mais do que uma oportunidade para comprar mais barato, o DLI tem um propósito educativo. Ao comparar os valores com e sem impostos, a população consegue visualizar o quanto da sua renda é destinada ao pagamento de tributos no consumo que, em alguns casos, pode representar até 50% do valor do produto. Essa experiência revela não apenas o peso da carga tributária indireta, mas também a complexidade e a diversidade dos impostos incidentes sobre o consumo, o que contribui para a sensação de incerteza quanto ao destino real da arrecadação. Em contraste com as formas diretas de tributação, em que o contribuinte sabe exatamente quanto paga e com qual finalidade, os tributos embutidos nos preços dificultam essa percepção e comprometem a transparência fiscal.
Conscientização desde cedo
Entendendo a importância de discutir esse tema com a juventude, a Fundação CDL-BH, em parceria com a CDL Jovem e a CDL/BH, promoveu uma série de palestras durante a semana do DLI para os jovens do Programa Educação e Trabalho (PET). As atividades abordaram de forma simples, direta e interativa como funciona o sistema tributário brasileiro e qual o impacto prático dos impostos no cotidiano.
A proposta foi não apenas explicar conceitos econômicos, mas aproximá-los da realidade dos jovens. Afinal, muitos deles já estão inseridos no mercado de trabalho como aprendizes e começam a lidar com salários, consumo e planejamento financeiro. Compreender a estrutura tributária do país é, portanto, um passo essencial para que desenvolvam uma postura mais crítica, participativa e consciente como cidadãos.
Reflexões além da sala de aula: visitas educativas no Ponto Cultural CDL-BH
Além das palestras promovidas durante a semana do DLI, as turmas do Programa Educação e Trabalho (PET) participaram de uma programação especial no Ponto Cultural CDL-BH. A visita guiada foi pensada não apenas como uma atividade complementar, mas como uma extensão prática do processo de conscientização iniciado em sala de aula.
Durante a atividade cultural, os jovens foram provocados a refletir sobre a taxação incidente sobre bens de consumo e serviços, conectando a elementos de seu cotidiano. A experiência proporcionou um novo olhar sobre o impacto dos tributos no dia a dia, incentivando questionamentos e despertando o senso crítico dos participantes.
Além da discussão sobre impostos, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do comércio e da cidade de Belo Horizonte, ampliando seu repertório cultural. Essa imersão histórica serviu como pano de fundo para continuar o debate sobre educação financeira e cidadania fiscal, reforçando a importância de compreender como o sistema tributário se relaciona com o funcionamento da sociedade.
Confira alguns registros da ação:
Tributos e juventude: qual é a relação?
Falar sobre impostos com jovens pode parecer, à primeira vista, um desafio. No entanto, o sucesso das palestras realizadas pela Fundação CDL-BH durante o DLI comprova que há, sim, interesse por parte da juventude — especialmente quando o assunto é tratado de maneira didática e conectada com sua realidade.
Durante os encontros, os jovens aprendizes foram convidados a identificar de que forma os tributos aparecem em suas rotinas: no transporte público, na alimentação, na conta de luz, nos produtos do mercado. Ao perceberem a presença constante dos impostos, muitos deles se mostraram surpresos com o percentual que é repassado ao governo em cada transação.
Mais do que entender o sistema, os jovens refletiram sobre o papel dos tributos no financiamento de políticas públicas, e sobre a importância de cobrar mais transparência e eficiência do poder público. O DLI, nesse sentido, serviu como ponto de partida para um debate maior sobre cidadania fiscal.
Educação como ferramenta de transformação
O trabalho realizado pela Fundação CDL-BH no contexto do DLI reforça a convicção de que a educação é um dos caminhos mais eficazes para a transformação social. Levar temas como tributação, orçamento público e consumo consciente para espaços educativos fortalece a formação de jovens protagonistas, preparados para tomar decisões mais embasadas e participar ativamente da sociedade.
O PET, que há quase 25 anos promove o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens em Belo Horizonte, ganhou ainda mais relevância ao integrar esse tipo de conteúdo em sua grade de formação. A ação mostrou que é possível — e necessário — convidar a juventude aos diálogos sobre temas complexos como carga tributária de maneira acessível e engajadora.