
Em fevereiro vai acontecer o 1° Encontro NorTEAr, que é um evento que tem objetivo de acolher, inspirar e fortalecer pais e cuidadores de crianças atípicas. Essa será uma oportunidade de discutir, conscientizar e sensibilizar sobre questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A Fundação CDL-BH marcará presença nesta primeira edição sendo uma das instituições patrocinadoras. O Instituto NorTEAr é referência no trabalho com essas questões e, para a Fundação CDL-BH, participar de um movimento como esse é mais do que apenas ser uma instituição apoiadora mas, se posicionar como disseminadora de informações sobre os temas e também parte atuante no fortalecimento do trabalho em rede para superação dos desafios inerentes à vida e convívio com tais condições.
Para entrarmos no clima deste tão importante evento, a seguir separamos um resumo sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, suas principais características e desafios. Lembramos sempre que o diagnóstico somente pode ser realizado por um profissional da área da saúde, assim, incentivamos sempre a procura por ajuda especializada.
O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta o comportamento, a comunicação e a interação social. No Brasil, uma pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF) revelou que 1 a cada 30 crianças está dentro do espectro. Para muitas famílias, o diagnóstico traz desafios emocionais, sociais e financeiros, tornando essencial o acesso a informações e suporte adequado.
Os primeiros sinais podem aparecer ainda na infância, e algumas características comuns incluem:
Dificuldade em manter contato visual e expressar emoções;
Preferência por rotinas rígidas e resistência a mudanças;
Movimentos repetitivos ou apego intenso a objetos específicos;
Sensibilidade aumentada ou reduzida a estímulos sensoriais, como sons e texturas.
O autismo é uma condição complexa e, como o próprio nome indica, é um espectro. Por se tratar de um transtorno que pode variar em grau e intensidade, a avaliação dos sinais e, consequentemente o diagnóstico deve ser feito cuidadosamente por um especialista.
O tratamento deve ser multidisciplinar e pode envolver profissionais como médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, dependendo das necessidades de cada indivíduo. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado fazem toda a diferença na qualidade de vida.
O que é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?
O TDAH é um transtorno neurocomportamental caracterizado por desatenção, inquietude e impulsividade. Ele se manifesta na infância e pode persistir na vida adulta, influenciando o desempenho acadêmico, profissional e social.
Os principais sinais incluem:
- Dificuldade de concentração e organização;
- Tendência a agir sem pensar e interromper conversas;
- Esquecimentos frequentes e distração constante;
- Inquietação e necessidade de movimento constante.
Além dos listados acima, existem outros tantos comportamentos que podem indicar TDAH em crianças ou adultos. A lista completa pode ser consultado no site do Hospital Albert Einsten: TDAH: reconheça 18 sinais que indicam Deficit de Atenção com Hiperatividade
O diagnóstico é clínico e pode ser auxiliado por escalas de avaliação do comportamento. Embora algumas pessoas apresentam melhora com o tempo, muitas continuam lidando com os sintomas na fase adulta. O tratamento pode envolver acompanhamento psicológico, estratégias educacionais e, em alguns casos, medicação prescrita por especialistas.
Para informações mais aprofundadas sobre o assunto, a Fundação CDL-BH recomenda a visita a sites especializados sobre o tema, como por exemplo o site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção e o próprio site do Instituto NorTEAr.
Como Apoiar Pessoas com TEA e TDAH?
A empatia e a informação são essenciais para garantir que crianças, adolescentes e adultos com TEA ou TDAH tenham acesso a oportunidades e ao respeito que merecem. Eventos como o 1° Encontro NorTEAr são fundamentais para oferecer ferramentas práticas para famílias que enfrentam esses desafios.
“Ser propagadores da conscientização sobre esse assunto é algo muito importante para a Fundação CDL-BH, enquanto instituição promotora dos direitos das crianças e dos adolescentes. Questões relativas a esses transtornos por muito tempo foram invisibilizadas e, atuar na desmistificação sobre o tema, bem como promover visibilidade para os desafios enfrentados pelas crianças e famílias atípicas para nós têm muito significado. Participar do 1° Encontro NorTEAr será um enorme prazer e também um passo muito significativo no que diz respeito ao combate à desinformação e no apoio, acolhimento e construção de redes.”
Vilson Mayrink
Presidente da Fundação CDL-BH
Todos nós podemos ser parte atuante no apoio a pessoas com TEA e TDAH na medida em que exercemos a empatia, construímos uma comunicação aberta e com paciência, buscamos informações e evitamos julgamentos. Quanto mais aprendemos, mais podemos construir um futuro inclusivo.