A Fundação CDL-BH, comprometida com o desenvolvimento de jovens e com a preparação para os desafios do mercado contemporâneo, segue investindo em iniciativas que aproximam teoria, prática e inovação. Nesse contexto, a Junior Achievement (JA) , em parceria com a  instituição, realizou mais uma edição do projeto Educação 4.0, que destaca-se como uma ação estratégica para promover a entre jovens aprendizes.

 A proposta vai além da formação técnica: ela provoca reflexões sobre interesses pessoais, futuro profissional e habilidades exigidas pela nova economia. Esse modelo busca alinhar os potenciais dos jovens às necessidades emergentes do mundo do trabalho — marcado por avanços tecnológicos, transformação digital e novas formas de atuação profissional.

A Aprendizagem 4.0 conta com quatro etapas principais. A primeira, intitulada Montando sua carreira, convida os jovens a refletirem sobre suas áreas de interesse, valores pessoais e objetivos profissionais. Essa fase também introduz os fundamentos das áreas STEAM — sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Trata-se de campos cada vez mais valorizados e que concentram boa parte das profissões do futuro.

A segunda etapa, Meu robô, explora a cultura maker e o pensamento computacional. Aqui, o jovem é estimulado a interagir com robótica e automação, compreendendo como essas tecnologias estão inseridas nas mais diversas profissões, mesmo fora do setor tecnológico. Já na terceira etapa, com o Laboratório Itinerante, os participantes têm a oportunidade de experimentar atividades práticas, muitas vezes em ambientes simulados, despertando interesse e desenvolvendo habilidades através da experimentação.

Por fim, a etapa JA e a Startup foca no empreendedorismo e na inovação. Os jovens são incentivados a pensar como protagonistas de suas trajetórias profissionais, entendendo os fundamentos de uma startup, como desenvolver uma ideia de negócio e quais competências são necessárias para empreender — seja criando um negócio próprio, seja empreendendo dentro de uma organização.

Esse percurso formativo está fundamentado nos princípios da aprendizagem 4.0: personalização, protagonismo juvenil, conexão com o mundo real e valorização da experiência prática. Ao longo das atividades, os jovens são convidados a refletir sobre questões como: que tipo de ambiente gostariam de trabalhar? Que hobbies podem ser aliados de sua carreira? Quais competências precisam ser desenvolvidas para alcançar seus objetivos? Essas reflexões ganham ainda mais força por meio de ferramentas interativas, jogos educativos, simulações de carreira e testes vocacionais.

A metodologia também permite que cada participante descubra sua “zona de interesse” — como perfil realista, investigativo, artístico, social, empreendedor ou convencional — e, a partir disso, tenha contato com profissões alinhadas ao seu perfil e com as exigências de formação específicas para cada uma delas. Além disso, são apresentadas informações valiosas sobre tempo de estudo, requisitos físicos e competências comportamentais necessárias para o desempenho dessas ocupações.

Com apoio da JA Brasil — organização com mais de 40 anos de atuação no país — e com a chancela da Fundação CDL-BH, o projeto reforça o compromisso com a formação cidadã e profissional de jovens aprendizes. A proposta dialoga diretamente com as transformações do mercado de trabalho e promove o acesso a conteúdos atualizados, ferramentas digitais e experiências práticas que fazem diferença no currículo e na vida.

Mais do que uma formação pontual, a aprendizagem 4.0 é um convite à construção contínua de um futuro mais consciente, conectado e inovador. É um passo concreto em direção ao protagonismo juvenil, à inclusão produtiva e à construção de uma sociedade mais preparada para os desafios do século XXI.

A Fundação CDL-BH segue comprometida com essa missão: transformar vidas por meio da educação e da formação profissional com qualidade, seriedade e visão de futuro.

 

Would you like to share your thoughts?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *