No dia 03 de abril, a Fundação CDL-BH realizou a primeira edição da Brinquedoteca Itinerante Pública. A primeira parada foi na Pedreira Prado Lopes, regional Noroeste de Belo Horizonte. Com cerca de 400 crianças, o evento contou com diversas atrações que estimulam o brincar, a cultura, o lazer, a arte, o protagonismo infantil e a convivência familiar. O Projeto é uma realização da Fundação CDL-BH, com incentivo do CMDCA, Prefeitura de Belo Horizonte, FMDCA, CDL/BH, CDL Jovem e Rádio CDL.

Há carências de projetos culturais nas regiões periféricas. Um estudo realizado por meio do Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente e Jovem (2012) pela prefeitura de Belo Horizonte, mostrou que 90% das atividades culturais são realizadas na região Centro-Sul da cidade.

Segundo depoimento dado pelo presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink.

’’Diante dos dados, nos movimentamos para promover a cultura e o lazer para as comunidades em territórios descentralizados. A Brinquedoteca Itinerante irá proporcionar a essas crianças acesso a espaços de criação, leitura e lazer que promovam o direito do brincar, fornecendo a elas a vivência e o acolhimento”.

Um dos pontos principais do Projeto foi a peça teatral exclusiva da ação social, por meio de um roteiro elaborado e voltado a demonstrar, de forma leve, a importância do brincar na formação do cidadão. A Brinquedoteca Itinerante irá passar por 8 das 9 regionais de BH e beneficiando mais de 3200 crianças.