Dia do Internacional do Voluntariado

No Brasil, o voluntariado tem ganhado destaque como uma das mais relevantes formas de engajamento social. De acordo com dados divulgados pela última investigação feita sobre o assunto, a pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 realizada pelo Instituto Datafolha, 34% dos brasileiros participaram de alguma ação voluntária no último ano, refletindo um crescimento de 10% em relação a 2020. No Dia Internacional do Voluntariado, convidamos a todos a refletir sobre este cenário e construirmos juntos soluções e alternativas para a transformação social.

A Importância do Trabalho Voluntário no Cenário Atual

Os números apresentados acima reforçam o potencial transformador do trabalho voluntário e também a importância de iniciativas que promovam o voluntariado como um meio de gerar impacto positivo e construir uma sociedade mais justa e solidária.

Muito se enganam aqueles que enxergam o voluntariado restrito apenas a atos individuais e pontuais de assistencialismo. O voluntariado, quando realizado de maneira engajada, recorrente e organizada, pode ser uma poderosa ferramenta para transformar realidades locais, promovendo mudanças estruturais que vão além de soluções paliativas. Ações direcionadas e contínuas permitem identificar e trabalhar as raízes dos problemas, gerando impactos duradouros e contribuindo para a construção de comunidades autônomas. Além disso, o trabalho voluntário pode complementar e fortalecer iniciativas públicas, atuando como um catalisador para políticas governamentais. 

Ao mobilizar recursos humanos e sociais, as ações voluntárias ajudam a ampliar o alcance de programas públicos, especialmente em áreas onde a presença do Estado ainda é limitada. Em um cenário ideal, projetos e ações voluntárias devem evitar o caráter assistencialista, que pode perpetuar a dependência, e priorizar estratégias que promovam autonomia e empoderamento.

Importância do Trabalho em Rede: Parceria entre Fundação CDL-BH e Instituto Mano Down

O fortalecimento de parcerias entre OSCS é um dos caminhos mais eficazes para ampliar o alcance e o impacto do trabalho voluntário. A Fundação CDL-BH, há 38 anos conhecida por sua atuação em projetos de responsabilidade social voltados à promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em 2024 fortalece seus laços e firma uma colaboração estratégica com o Instituto Mano Down, uma instituição dedicada a promover a inclusão social de pessoas com Síndrome de Down a partir das artes, esporte, capacitação para inserção no mercado de trabalho além de atendimento clínico, psicológico e pedagógico .

Essa parceria reflete os valores compartilhados entre as duas organizações: a busca pela equidade, a promoção de oportunidades e o fortalecimento do protagonismo social. Por meio de ações conjuntas, a Fundação CDL-BH e o Instituto Mano Down têm trabalhado em sinergia para mobilizar voluntários e ampliar a conscientização sobre a importância de agir localmente para a construção de um presente e um amanhã mais diverso e inclusivo .

Nesse contexto, o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink, reitera:

A atuação em rede foi e continua sendo um pilar fundamental para o sucesso das nossas iniciativas. A colaboração com voluntários e empresas responsáveis socialmente amplificou nosso impacto.

A colaboração entre essas instituições ilustra o desejo de expandir impacto positivo que pode ser alcançado quando organizações do terceiro setor trabalham em rede, compartilhando recursos e expertise para transformar desafios sociais em oportunidades de desenvolvimento humano.

5 de Dezembro – Dia Internacional do Voluntariado: Uma Data para Refletir e Agir

Comemorado hoje, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado é uma oportunidade de celebrar aqueles que dedicam seu tempo e esforço para fazer a diferença no mundo. É também um convite para que mais pessoas e organizações se engajem em causas sociais, contribuindo para um futuro mais sustentável e solidário.

“Nesse último ano tive a oportunidade de me aproximar mais da Fundação CDL-BH e conhecer a fundo todos projetos. É visível a dificuldade em conseguirmos voluntários para as diferentes ações mas, mesmo frente a esses desafios, é nítido como ao longo do último ano esse cenário vem mudando, mesmo que a passos lentos. Com o final do ano chegando, vemos uma maior abertura e sensibilidades das pessoas para aqueles em situação de vulnerabilidade social e, nesse sentido, o Programa Natal de Todo Mundo acaba sendo um projeto que conta com muita mobilização dada a magia e o espírito desta data especial.”
Raíssa Sobrinho – Vice Presidente da Pasta Social da CDL Jovem

Como apresentado anteriormente, o cenário do voluntariado no Brasil demonstra que, mesmo diante de adversidades, é possível mobilizar pessoas, fortalecer comunidades e promover transformações em prol do fortalecimento de ações de Responsabilidade Social. 

“Me tornei Jovem Aprendiz pela Fundação CDL-BH esse ano e já tive a oportunidade de participar como voluntária no Programa Ver é Bom Demais. Perceber toda a equipe empenhada no trabalho voluntário me motivou a fazer parte. Eu particularmente adoro crianças e, durante a ação, pude me comunicar e interagir com elas. Algumas me perguntavam “isso dói?” e eu tive a  oportunidade de explicar, tranquilizar […] e isso da gente conseguir se conectar e dar esse conforto, especialmente pra mim que tenho afinidade com crianças, foi muito bom. Espero muito que esse Programa tenha continuidade.”


Kelly Mara – Jovem Aprendiz e voluntário da Fundação CDL-BH

Ao homenagear os voluntários, a Fundação CDL-BH e o Instituto Man Down reafirmam o compromisso mútuo com um mundo onde a transformação social seja acessível a todos. Seja parte dessa rede de transformação. No Dia Internacional do Voluntariado, inspire-se e transforme a solidariedade em ação!

Would you like to share your thoughts?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *