Em 2024, a Fundação CDL-BH comemora 38 anos de atuação e transformação em Minas Gerais, consolidando-se como uma referência em responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Belo Horizonte e região. Em homenagem a esse importante marco, convidamos todos a embarcar conosco em um passeio por essas quase quatro décadas de história.
Desde sua criação em 1986, a Fundação CDL-BH vem elaborando e implementando uma série de projetos que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Sendo destaque nas áreas educação profissionalizante, saúde e bem-estar, combate à insegurança alimentar, cultura, assistência psicossocial e empreendedorismo feminino, a instituição sempre esteve comprometida com o desenvolvimento local e alinhada com sua missão de transformar vulnerabilidades em protagonismo.
Com mais de 127 mil pessoas diretamente impactadas por suas ações ao longo dos anos, a instituição amplia sua presença em diversas comunidades, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para crianças, jovens e adultos de todas as idades.
Inovação como catalisador da transformação
Ao longo de sua história, a inovação foi um dos principais pilares de atuação. A instituição sempre esteve atenta às necessidades locais, desenvolvendo programas que não apenas correspondem às urgências do presente, mas também buscam soluções criativas e efetivas para os desafios futuros.
Um exemplo marcante disso é o Projeto Afeto da Fundação CDL-BH. O projeto criado inicialmente com o intuito de acolher e empoderar mulheres no momento da maternidade por meio da arrecadação de itens de higiene pessoal e enxoval para mães e recém nascidos, ganhou também um eixo empreendedor.
O Afeto Empoderamento é uma iniciativa pioneira que busca apoiar as mães em situação de vulnerabilidade oferecendo capacitação e suporte para que elas possam desenvolver seus próprios negócios. São formações, mentorias, criação de networking e também momentos de compartilhamento de experiências que formam esse projeto inovador que tem sido um divisor de águas na vida de muitas mulheres que, a partir de suas próprias ideias e talentos, conseguem transformar suas realidades.
No total, na edição de 2023 do Projeto Afeto da Fundação CDL-BH, foram +33 mil itens arrecadados e +14 milhões de pessoas impactadas durante o período de 60 dias da campanha.
Conheça mais sobre o Projeto Afeto da Fundação CDL-BH
Outro destaque na trajetória de inovação da Fundação CDL-BH é o Programa Educação e Trabalho (PET), que, em resposta às demandas do mercado, passou a incluir o curso de Tecnologia da Informação (TI) em sua série de ensino. O curso de TI, além de oferecer qualificação técnica em uma área com alta demanda por profissionais especializados, também promove o protagonismo jovem, capacitando-os para ingressar em um setor em pleno crescimento e com grande potencial de empregabilidade.
Desde sua implementação em 2000, o PET já formou mais de 23.634 jovens, muitos dos quais já atuam no mercado de trabalho formal.
Saiba mais sobre o Programa Educação e Trabalho
Responsabilidade social e o compromisso com o amanhã
Temos em nossa essência o compromisso com o amanhã. Entendemos que, para promover uma verdadeira transformação social é necessário agir em rede, por isso, a Fundação CDL-BH criou um ecossistema que visa o desenvolvimento integral e autonomia dos sujeitos beneficiados.
Nesse sentido, a instituição fomenta uma série de atividades educativas e culturais voltadas para uma formação abrangente, com foco não apenas na inserção no mercado de trabalho, mas também na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento de suas comunidades. Além disso, a assistência psicossocial oferecida pela Fundação CDL-BH garante que as pessoas atendidas recebam o suporte emocional e psicológico necessário para enfrentar os desafios cotidianos e se capacitarem de forma plena.
Assumindo o papel de liderança na transformação local e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, estabelecemos parcerias com empresas e instituições que compartilham dos mesmo valores, dessa forma, garantimos uma aliança de sucesso para ampliar o alcance de nossas ações e reafirmar nossa missão de assegurar que mais pessoas tenham acesso às oportunidades criadas por nossos projetos.
Uma aliança entre tradição e inovação
À medida que os desafios sociais e econômicos mudavam, a Fundação CDL-BH se mostrou flexível e aberta ao novo, expandindo seus projetos para atender novas demandas.
Ao completar 38 anos de transformação em Belo Horizonte, Região Metropolitana e Muriaé, a Fundação CDL-BH se destaca por sua capacidade de aliar tradição com inovação, mantendo-se como uma referência no terceiro setor em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Desde seus primeiros projetos até as iniciativas mais recentes, a instituição sempre prezou pela escuta ativa e se pautou na busca constante por soluções inovadoras que atendessem às necessidades das pessoas e empresas atendidas.
Essa combinação de tradição e inovação é o que permite à Fundação continuar desempenhando um papel relevante no cenário local, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas e ajudando a moldar o futuro da cidade. O sucesso dos projetos são exemplos claros de como a Fundação CDL-BH conseguiu se reinventar ao longo dos anos, adaptando-se às mudanças sociais e econômicas e mantendo-se atual.
Um olhar para o futuro: o próximo capítulo da Fundação CDL-BH
Neste aniversário de 38 anos, a instituição reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e a transformação das realidades de milhares de pessoas. Com a visão que para uma transformação efetiva da sociedade é necessário agir na raiz das questões e não somente atuar de maneira paliativa, a Fundação seguirá investindo em projetos que promovam a inclusão e a equidade.
Com toda a experiência acumulada até aqui, a Fundação CDL-BH olha para o futuro com o compromisso de continuar ampliando seu impacto social. A meta é aumentar ainda mais o alcance de seus projetos, criando novas oportunidades de desenvolvimento físico, emocional, psicológico, cognitivo e cultural para as próximas gerações.
Além disso, a Fundação planeja inovar em suas práticas, garantindo que suas iniciativas estejam sempre alinhadas com as necessidades da sociedade e demandas do mercado. Nesse contexto, o trabalho em rede no terceiro setor surge como uma estratégia essencial para ampliar o impacto das ações sociais. Ao promover a conexão entre organizações, ONGs, empresas e governos, cria-se um ecossistema colaborativo que potencializa recursos, compartilha conhecimento e expande o alcance das iniciativas, aumentando a eficácia dos projetos voltados para o bem-estar social.
Veja também: Fundação CDL-BH – ação social reconhecida
Nesse contexto, a Fundação CDL-BH convida a comunidade e seus parceiros para se unirem em sua missão de construir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. São 38 anos em que a instituição reafirma seu compromisso com a transformação, sustentabilidade e justiça social.
Nesta data, não comemoramos apenas um passado de conquistas, mas também reafirmamos nosso papel como agentes de mudança. Com foco em inovar, transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, nos preparamos agora para os desafios que estão por vir.
O convite da Fundação CDL-BH é para que empresas, parceiros e a comunidade se juntem a nós nessa jornada. A responsabilidade social não é apenas um ideal, mas uma realidade concreta, e todos podem fazer parte desse movimento em busca de um futuro sustentável e inclusivo para as gerações futuras.