
Nos últimos anos, o acesso a cultura de diferentes partes do mundo tornou-se cada vez mais amplo, sobretudo com a chegada e popularização das plataformas de streaming. As grandes produções internacionais dominaram o mercado, influenciando o que consumimos e como enxergamos a cultura nacional. No entanto, esse fenômeno também levanta um questionamento essencial: qual é o espaço reservado para as produções nacionais nesse cenário?
A recente indicação do filme brasileiro Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro e ao Oscar, assim como o reconhecimento internacional da atriz de Fernanda Torres, trouxeram novamente à tona a importância da discussão sobre a valorização da cultura nacional.
Essas nomeações projetam o talento brasileiro para o mundo e, por sua vez, também reforçam a necessidade de voltarmos nossos olhos para o que é produzido em solo brasileiro. O cinema, a literatura, a música e as artes cênicas são expressões fundamentais da nossa identidade e precisam ser amplamente incentivadas. Mas, como incentivar a juventude a consumir as produções nacionais?
O compromisso da Fundação CDL-BH com a cultura
Consciente da importância do acesso à Cultura na formação de jovens cidadãos, a Fundação CDL-BH desenvolve iniciativas que promovem essa valorização. Um exemplo está dentro do próprio Programa Educação e Trabalho (PET), que mensalmente realiza atividades culturais extraclasse com os jovens aprendizes, proporcionando experiências enriquecedoras para sua formação pessoal e profissional.
Além disso, a Fundação CDL-BH mantém um projeto específico voltado para o incentivo à Cultura: o Protagonizar En-Cena. Criado em 2013, esse projeto tem como principal missão garantir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a experiências culturais transformadoras. Através da oferta de cortesias que viabilizam visitas a museus, teatros, cinemas e eventos musicais, o Protagonizar En-Cena busca expandir o repertório, estimular a criatividade e inspirar os jovens por meio da arte.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Datafolha chamada “Hábitos culturais 2023”, revelou que 81% dos brasileiros concordam que a realização de atividades relacionadas à Cultura diminui a sensação de solidão. Além disso, o levantamento também mostrou que 86% dos entrevistados relataram que tais programas reduzem o estresse e a ansiedade.
Apesar do entendimento majoritário dos entrevistados de que a cultura é essencial não só para a expansão do repertório mas também para o bem estar psicossocial, a mesma pesquisa revelou que quatro em cada dez brasileiros não costumam se envolver em qualquer atividade cultural.
A Cultura não é apenas entretenimento, mas um instrumento de inclusão, aprendizado e transformação social. Ao incentivarmos a valorização das produções nacionais e garantirmos que mais pessoas tenham acesso à arte, contribuímos para a construção de um país mais consciente e culturalmente enriquecido. A Fundação CDL-BH segue comprometida com este propósito, promovendo iniciativas que fazem a diferença na vida de muitos jovens e fortalecendo o papel da Cultura na sociedade.
Cultura nacional e cidadania
Segundo a ANCINE, Agência Nacional de Cinema, em 2023, dos 709 longa-metragens exibidos em todo país, somente 271 eram de origem brasileira, ou seja, apenas 38,2% das produções cinematográficas reproduzidas nos cinemas brasileiro são, de fato, nacionais. Essa informação acende um alerta para refletirmos sobre o excesso de assimilação da cultura estrangeira em detrimento da perda de identidade nacional.
Em um tempo em que o consumo de produções estrangeiras ocorre de forma massiva, dedicar atenção ao cinema e à cultura nacional pode ser também considerado um exercício de cidadania. Apoiar e consumir a cultura nacional significa incentivar o desenvolvimento do setor cultural e fortalecer a economia criativa do país. Além disso, a arte tem o poder de retratar realidades, levantar debates sociais e promover reflexões que dialogam diretamente com o nosso cotidiano.
A Cultura é, portanto, um pilar essencial para a construção de uma sociedade mais informada e engajada e, ao atuar nesse âmbito, a Fundação CDL-BH reafirma seu compromisso com o amanhã.
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