Por Andressa Guimarães

A Fundação CDL-BH realizou, no dia 5 de dezembro, a 24ª edição do Natal de Todo Mundo. O evento foi destinado a cerca de 75 crianças, de zero a seis anos, beneficiadas pela Creche Paroquial São José, localizada no bairro São Paulo, em Belo Horizonte.

A coordenadora administrativa da Creche, Maria Zilma Bandeira Gomes, fala sobre o trabalho desenvolvido pela instituição. “Nosso objetivo é atender as crianças da região e bairros adjacentes. “As crianças ficam aqui de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Nesse período, elas realizam atividades pedagógicas e recreativas, visando o desenvolvimento intelectual e motor da criança, além de terem acompanhamento psicológico e de fazerem 4 refeições na creche. Nosso objetivo é oferecer às crianças um lugar tranquilo, onde elas possam se divertir e se desenvolver, enquanto os pais trabalham, porque nós atendemos somente famílias de baixa renda, nas quais pai e mãe precisam trabalhar e não teriam onde deixar as crianças. Com a creche, eles podem ir trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão seguros e bem cuidados”, explica.

Com direito à presença de vários personagens de filmes da Disney e, principalmente, do Papai Noel, o programa Natal de Todo Mundo ofereceu aos beneficiados rua de lazer, pintura facial, recreação, brincadeiras e lanches. Houve, ainda, a entrega de presentes pelo Papai Noel, que foi interpretado pelo vice-presidente do CDL Jovem, Rafael Guimarães. É a quarta vez que ele é o Papai Noel do projeto e se emociona ao dizer que “nossas crianças são nosso futuro! Levar e mostrar a elas o espírito do natal, através da presença do papai Noel, com brincadeiras, presentes e muito amor é, sem dúvida, muito gratificante! E essa ação renova, em todos nós, a esperança de um futuro melhor!”.

Sobre a ação do programa Natal de Todo Mundo, a coordenadora da Creche, Maria Zilma, conta que todos ficaram muito animados quando ficaram sabendo da ação. “Quando um dos nossos benfeitos, o Sr. José Maria Cunha, nos avisou que traria uma festa de natal para nossas crianças, com Papai Noel e presentes, nós ficamos eufóricos. Nós sabemos que muitas crianças não têm a alegria de ganhar um presente no Natal nem participar de uma festa grande como essa. Essa festa de Natal foi um presente e tanto para nossa comunidade. As mães ficaram muito animadas, as crianças, as educadoras, enfim, todos da Creche. Por isso, nós agradecimento muito, de coração, à Fundação CDL , na pessoa do Sr. José Maria , que fez essa ponte para nós. Esse dia vai ficar guardado em nossa memória com muito carinho”.

O diretor da CDL/BH e membro da comissão de subsistência da Creche, José Maria Cunha, explica porque indicou a entidade para receber a ação do Programa Natal de Todo Mundo esse ano. “Indiquei a Creche São José porque já acompanho há muitos anos o belo trabalho que eles desenvolvem na região. Sabemos que a comunidade do bairro São Paulo é muito carente, eu morei aqui por muitos anos e há 19 anos faço parte da comissão que ajuda a manter a instituição. Por isso, conhecendo de perto o trabalho que eles desenvolvem e a idoneidade da instituição, eu sugeri para a Fundação CDL que trouxessem para as crianças essa festa linda que é realizada na ação do Natal de Todo Mundo”.

Além disso, a rede de joias folheadas Rommanel, do diretor da CDL/BH, Marcelo Augusto Gomes, realizou a doação de 275 brinquedos para a Fundação. O diretor Marcelo Augusto esclarece que “essas campanhas solidárias que a Rommanel faz são uma forma de agradecermos à sociedade. Acreditamos que a empresa faz parte do meio e, se o nosso entorno estiver bem, o nosso negócio vai bem. A empresa tem a função social de transformar o ambiente e as pessoas que nele vivem”. Por sua vez, a loja de brinquedos Brinkel, do diretor da CDL/BH, Altair Orotides, doou todos os papeis de presente para embrulhar os brinquedos e a Ótica Diniz doou squeezes (garrafinhas) para as crianças.

O presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink, ressalta que “a realização da festa é uma oportunidade para as crianças vivenciarem o espírito de Natal, renovando sentimentos e esperança de um futuro melhor”.

Confira todas as fotos do evento: https://www.facebook.com/cdl.procrianca/natal_de_todo_mundo_2018/