Segundo dados divulgados pelo Jornal da USP, as chances de cura são de aproximadamente 95% quando o câncer é detectado no estágio inicial.
Todo ano voltamos atenção para o Outubro Rosa, contudo o que poucos sabem é que essa campanha não é recente. Criada no ano de 1990, essa ação tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças mais incidentes entre mulheres em todo o mundo.
Em 2023, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que mais de 66 mil mulheres foram afetadas pela doença no Brasil. Esses números reforçam a necessidade de campanhas como o Outubro Rosa, que sugerem a detecção precoce e o acesso ao tratamento, fatores essenciais para aumentar as chances de cura.
Também é objetivo do Outubro Rosa destacar a importância da divulgação de informações verídicas sobre o tema , incentivar o autoexame das mamas, promover o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento gratuitos, e oferecer suporte emocional às mulheres acometidas pela doença em questão. Além disso, o Outubro Rosa busca engajar toda a sociedade na luta contra o câncer de mama, promovendo ações educativas e mobilizações.
Outubro Rosa no PET
Em apoio ao Outubro Rosa, a Fundação CDL-BH realizou oito palestras ao longo do mês para os aprendizes do Programa Educação e Trabalho (PET). As palestras abordaram temas fundamentais como a importância da prevenção, os fatores de risco, os sinais e sintomas do câncer de mama, e a necessidade de visibilidade para a causa.
A ação teve como foco as aprendizes que se auto identificam com o gênero feminino e contou com a participação especial da enfermeira Isabela Morgana, da estudante de enfermagem Luana Colen, e dos acadêmicos da Liga Obstare da Faculdade Anhanguera, que trouxeram informações valiosas para todos os participantes.
Movimentar para Conscientizar: Ação entre CDL-BH e Fundação CDL-BH
Não foram apenas os aprendizes que foram impactados pelas atividades referentes a esse tema tão importante. Em uma ação especial conjunta, a CDL-BH e a Fundação CDL-BH promovem uma aula de Fit Dance para colaboradoras, incentivando o cuidado com a saúde física e emocional.
Durante a aula coletiva, as participantes foram encorajadas a refletir sobre a importância de hábitos saudáveis e a importância do autocuidado. A atividade não só reforçou a mensagem da campanha como também proporcionou um momento de descontração e união em prol da conscientização sobre o câncer de mama.
O Outubro Rosa nos lembra que a prevenção e a conscientização são ferramentas poderosas no combate ao câncer de mama. A Fundação CDL-BH, ao lado da CDL-BH, reforça o compromisso de engajar mulheres e homens em ações que promovam saúde, autocuidado e empatia.