Promovendo facilitação ao acesso oftalmológico de mais de 150 crianças residentes de instituições de acolhimento, o Programa enfatiza a importância da detecção da baixa visão nos primeiros períodos da alfabetização.

A acuidade visual é fundamental para o processo de socialização e alfabetização da criança. Indivíduos que possuem dificuldade de enxergar, em especial crianças, vivenciam dificuldades no momento da aprendizagem e rendimento escolar. Muitas vezes rotulada como desinteresse e desatenção, a baixa visão interfere diretamente no desempenho das crianças no ambiente escolar.

A deficiência visual na infância pode modificar fortemente a formação do indivíduo, alterando o desenvolvimento da motricidade, cognição e linguagem.  Tendo isto em vista, é preciso um olhar diferenciado e para a identificação o quanto antes das crianças que precisam de intervenção oftalmológicas.

Segundo o artigo “Desempenho escolar: interferência da acuidade visual”, publicado na  Revista Brasileira Oftalmol. 2013,  quase totalidade das crianças brasileiras em idade escolar nunca passou por exame oftalmológico, sendo que menos de 10% das crianças que iniciam sua vida escolar, receberam exame oftalmológico prévio.

A falta de conhecimento técnico de responsáveis e educadores de crianças é um fator que perpetua a não identificação da baixa visão na infância. Por isso, o Programa Ver é Bom Demais promove além da assistência oftalmológicas às crianças,  também o desenvolvimento de um olhar mais apurado aos casos de desinteresse e desatenção infantil, aos responsáveis das instituições de acolhimento na qual essas crianças estão instaladas.

Nos dias 6 e 7 de outubro, a Fundação CDL-BH receberá em sua sede mais de 15 instituições de acolhimento, atendendo mais de 150 crianças através do apoio dos nossos parceiros e patrocinadores.

Realização:
 Fundação CDL-BH

Apoio:
CDL/BH
CDL Jovem BH
Rádio CDL

Patrocinio:
Centro Visão
Neo Clinic.

Would you like to share your thoughts?