O Ano de 2021 foi um ano de readaptações para a Fundação CDL-BH, com a flexibilização das restrições conseguimos, aos poucos, retornar com nossos programas e projetos sociais, beneficiando mais de 2.574 famílias.

Confira na íntegra nossos projetos e seu impacto na comunidade local

Programa Educação & Trabalho (PET): 1221 jovens contratados

Em 2021, o Programa Educação & Trabalho tem como objetivo promover a formação profissional do jovem, para que ele atue com qualidade e responsabilidade nos diversos segmentos empresariais, além de possibilitar o desenvolvimento de suas potencialidades, através dos temas de aprendizagem.
Em 2021, o PET inseriu no mercado de trabalho mais de 1221 jovens.

Projeto Afeto:  35 mil itens arrecadados

No dia 26 de outubro, foi realizada a entrega dos itens de enxoval e higiene pessoal arrecadados através do Projeto Afeto, destinados às mães e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade social e econômica do Hospital Sofia Feldman.
Na primeira edição do Projeto Afeto, em 2020, as doações conseguiram ajudar mais de 900 mães, por meio da doação de mais de 11 mil itens de higiene pessoal e enxovais de crianças.

Nesta edição, em comemoração aos 35 anos da Fundação CDL-BH, foram doados ao Sofia Feldman 35 mil itens de enxoval e higiene pessoal.

Natal de Todo Mundo: 150 crianças beneficiados

No dia 13 de Dezembro, a Fundação CDL-BH realizou a 27ª edição do Natal de Todo Mundo, beneficiando mais de 150 crianças de 4 a 12 anos, integrantes de 2 instituições que atendem crianças que residem no aglomerado da Serra, Morro do Papagaio e regiões adjacentes.

“Através das festividades natalinas, oportunizamos a vivência do espírito de Natal para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, renovando os sentimentos de esperança em um mundo melhor nessas crianças”, disse o Presidente da Fundação CDL, Vilson Mayrink.

Brincadeira é Coisa Séria: 01 Brinquedoteca construída

No dia 16 de Novembro, a Fundação CDL em Muriaé, entregou a cidade mineira a 12º Brinquedoteca do Programa Brincadeira é Coisa Séria, criado em 2011 e que tem como objetivo construir espaços de lazer em instituições de acolhimentos, ONG’s e hospitais que acolham crianças com idade de 0 a 12 anos.

A nova Brinquedoteca foi instalada na Casa da Mulher do município de Muriaé e cumprirá seu papel social atendendo os filhos e filhas das vítimas que forem acolhidas na delegacia da mulher.

Ver é Bom Demais: 60 jovens atendidos

O programa Ver é Bom Demais, através de parcerias entre médicos e óticas oftalmológicas, busca identificar e intervir na baixa visão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A entrega dos óculos é uma das últimas etapas do Programa que beneficia crianças e adolescentes que precisam de apoio na promoção da saúde visual.

No último ano foram beneficiados 60 jovens participantes do Programa Educação & Trabalho.

Jovem Liderança: Formação de 12 Jovens

O Projeto tem como objetivo estimular o protagonismo e empoderamento da juventude por meio de ações que promovem o desenvolvimento de liderança e associativismo do jovem em sua comunidade, trabalho e vida pessoal, baseando nos princípios da CDL Jovem.

A primeira turma de jovens líderes da Fundação CDL-BH é composta por 12 jovens participantes do Programa Educação e Trabalho.

Alimentando Vidas: 120 cestas básicas doadas

No decorrer da pandemia, várias famílias ficaram ainda mais vulneráveis, já que o número de desemprego aumentou ainda mais.

A partir de um levantamento realizado na Fundação CDL-BH, foi identificado que vários jovens e suas famílias estavam abaixo da linha de pobreza, existindo casos extremos de que a única renda fixa de algumas famílias, são os salários dos jovens participantes do PET.

Tendo esse cenário em vista, a Fundação com o apoio da CDL e CDL Jovem, buscou maneiras de levantar fundos para a captação de recursos a fim de realizar a compra de cestas básicas para essas famílias. Uma das ações realizadas foi a Rifa Solidária, que, através do Projeto Alimentando Vidas, beneficiou cerca de 120 famílias identificadas abaixo da linha da pobreza.