ESG

Como empresas, a partir da parceria com projetos sociais, podem gerar impacto local e obter retorno financeiro.

Muito vem sendo falado nos últimos tempos sobre ESG e Responsabilidade Social Corporativa (RSC) mas, afinal, no que consistem essas práticas? E, quais são as vantagens para as empresas na implementação destas ações? Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, confira o conteúdo a seguir:

O que é Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e ESG?

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e os critérios ESG (Environmental, Social, and Governance) têm ganhado cada vez mais destaque nas discussões empresariais. Eles representam um conjunto de práticas que visam integrar preocupações sociais, ambientais e de governança no dia a dia das empresas. 

Qual a importância da Responsabilidade Social Corporativa?

Até aqui, entendemos que a RSC envolve a implementação de ações que promovem o bem-estar social, econômico e ambiental das comunidades onde as empresas operam e que, ser uma empresa socialmente responsável consiste em compreender que seu papel vai além do lucro, e que sua atuação pode ter um impacto significativo na sociedade.

Contudo, se enganam aqueles que pensam que Responsabilidade Social é sinônimo de filantropia! É necessário mencionar que ações de RSC e ESG são responsáveis por promover ganhos de diferentes naturezas para as empresas. Confira só alguns exemplos abaixo.

Confira 4 benefícios de implementar ações de Responsabilidade Social Corporativa

Empresas que adotam a RSC e critérios ESG tendem a ver diversos benefícios, tais como:

Melhora da Imagem e Reputação: Empresas que se preocupam com o social são vistas de maneira mais positiva pelo público.

Maior Engajamento dos Funcionários: Funcionários se sentem mais motivados e engajados quando trabalham em empresas que têm um propósito além do lucro.

Atração de Investimentos: Investidores estão cada vez mais atentos às práticas de RSC e ESG. Segundo um relatório da Global Sustainable Investment Alliance, o investimento em empresas que adotam práticas de responsabilidade social e sustentabilidade cresceram 15% em dois anos, atingindo US$ 35,3 trilhões em 2020 .

Impacto Social Local: Ao apoiar iniciativas de cunho social (exemplo: que promovem segurança alimentar, educação e saúde) sua empresa pode contribuir para reduzir a desigualdade e fortalecer a relação com a comunidade onde atua. Essa é uma estratégia poderosa para causar um impacto local significativo e transformar vidas. Esse investimento pode trazer grandes retornos, sendo um deles o ganho de uma boa reputação corporativa. Para começar a gerar esse impacto positivo, uma possibilidade é tornar-se parceiro de ONGs locais e apoiar projetos que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Leia também: Projeto Alimentando Vidas 2024: Combate à Insegurança Alimentar e Fortalecimento da Responsabilidade Social Empresarial

Dados que Reforçam a Importância da RSC

Estudos mostram que empresas que adotam práticas de RSC e ESG têm melhor desempenho financeiro. Um relatório da McKinsey revelou que empresas com boas práticas sociais e de governança têm uma probabilidade 2,6 vezes maior de serem líderes em seus setores .

Quero implementar ESG na minha empresa, por onde começar?

Em um primeiro momento, ESG pode parecer um conceito amplo, contudo, cada um dos três pilares dessas práticas possuem objetivos claros e específicos. A seguir, vamos descomplicar um pouco cada um desses eixos, apresentar algumas alternativas e pontos de atenção na hora de colocar a “mão na massa”.

Pilares do ESG

  1. Environmental (Ambiental)
Sustentabilidade
Empresas sustentáveis podem contribuir com até 7 dos 10 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

Refere-se às práticas que ajudam a proteger o meio ambiente. Para implementar práticas de sustentabilidade sua empresa pode começar, por exemplo, pela: economia de água e energia, reutilização de papel, adoção de energias renováveis, gestão de resíduos, etc.

 

  1. Social (Social)
Projetos Sociais
Investir em projetos sociais contribui para o alinhamento das empresas com 10 dos 17 ODS da ONU

Envolve questões relacionadas aos direitos humanos e relações interpessoais. Para implementar boas práticas de cunho social, sua empresa pode atuar interna e externamente. Adotar uma conduta interna que promova a diversidade e inclusão, bem como equidade de gênero é um ótimo começo! No que diz respeito às práticas externas, investir em projetos sociais não é somente importante mas estratégico, uma vez que a partir dessa ação é possível melhorar o relacionamento com as comunidades e gerar um impacto social positivo, assim como mencionamos na seção anterior.

Confira: Como ser um parceiro do Projeto Alimentando Vidas

  1. Governance (Governança)
Governança e Compliance
A Governança contribui diretamente para o ODS 16 da ONU: “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”

Refere-se às práticas de governança corporativa, ou seja, aqui estamos falando da estrutura das empresas e de suas práticas de gestão. O eixo da governança pode ser observado na transparência dos processos decisórios internos e externos, na prestação de contas da empresa e na conformidade com as leis regulamentações. Quando uma empresa investe em projetos sociais, normalmente as instituições elaboram um relatório de atividades, a fim de ser transparente sobre a ação, esse relatório por sua vez pode integrar e complementar o processo de prestação de contas de sua empresa.

Agora que você conheceu algumas alternativas para iniciar com as práticas de ESG, é necessário se atentar para alguns pontos muito importantes. 

Para que sua empresa seja de fato responsável socialmente, o ESG precisa ser uma prática consistente e contínua e, para tal, é essencial que sejam estabelecidas metas e objetivos claros para quaisquer das ações adotadas, afinal, monitorar o andamento e os resultados é um ponto super importante para melhoria contínua. 

Somado a isso, engajar os colaboradores é indispensável! Colaboradores comprometidos com os valores ESG contribuem com ideias inovadoras, promovem a cultura de responsabilidade social e ambiental dentro da empresa e se tornam embaixadores dos projetos.

Conclusão

Integrar a Responsabilidade Social Corporativa e os critérios ESG no núcleo da sua empresa é uma estratégia inteligente e necessária para o futuro. Além de contribuir positivamente para a sociedade, essas práticas trazem diversos benefícios econômicos e de reputação. Comece a explorar como sua empresa pode fazer a diferença hoje e colha os frutos de um futuro mais sustentável e justo para todos.

Would you like to share your thoughts?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *