Durante o mês de setembro, a Fundação CDL-BH se uniu à campanha do Setembro Amarelo, com ações voltadas à conscientização sobre a importância da saúde mental. A iniciativa teve como foco tanto os colaboradores quanto os jovens aprendizes, promovendo dinâmicas educativas que buscavam desmistificar o tema e abrir espaço para o diálogo.
Os colaboradores da Fundação CDL-BH participaram do círculo sobre saúde mental e de diferentes dinâmicas que ressaltaram a importância de jogar luz sob este tema. A ação que foi elaborada em conjunto, teve como objetivo de falar sobre a saúde mental de forma ampla, possibilitando um momento de descompressão e aprendizado.
Com os jovens do Programa Educação e Trabalho (PET), a proposta foi incentivá-los a pesquisar e discutir sobre saúde mental, quebrando o tabu que ainda envolve o assunto. Cada turma foi desafiada a criar um vídeo sobre temas específicos, permitindo total liberdade criativa na construção dos roteiros e no formato dos conteúdos. A iniciativa não apenas promoveu a reflexão, mas também envolveu os jovens a divulgar informações importantes, como os canais de atendimento para questões de saúde mental, destacando o número do CVV (Centro de Valorização da Vida).
No dia 26 de setembro, no auditório do Ministério do Trabalho de Minas Gerais, foram exibidos os vídeos produzidos pelos jovens, com conteúdo repleto de sensibilidade e relevância. As apresentações deixaram claro o comprometimento de cada um dos aprendizes e trouxe à tona a urgência de se falar sobre saúde mental, especialmente entre os jovens.
Além da exibição dos vídeos, o evento contou com apresentações musicais realizadas pelos próprios aprendizes, o que tornou o momento ainda mais especial e integrador. Para complementar as atividades, as psicólogas da Fundação CDL-BH ministraram uma palestra, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho e entre os adolescentes.
Ações como essa são fundamentais para promover o diálogo, conscientizar e criar uma rede de apoio para quem enfrenta questões relacionadas à saúde mental. Ao dar voz aos jovens e proporcionar um espaço para a expressão criativa, a Fundação CDL-BH cumpre seu papel de agente transformador, trazendo luz para temas essenciais e, sobretudo, ajudando a construir um futuro mais saudável e consciente.