Dos dias 5 a 8 de Julho, a Fundação CDL – Unidade Muriaé, realizou o mutirão de cadastramento de jovens interessados no Programa Educação e Trabalho (PET). A movimentação aconteceu na Escola Estadual Dr. Olavo Tostes, que atende jovens do 2º e 3º ano do ensino médio. Mais de duzentos alunos passaram pela palestra introdutória, oportunizando aos jovens a inserção no mercado de trabalho por meio da lei da aprendizagem, que garante todos os direitos previdenciários e trabalhistas para os participantes.

A atuação na escola facilita o caminho para que os jovens interessados nas vagas de aprendizagem se candidatem sem precisar se deslocar até a unidade da Fundação CDL. Além de otimizar o processo de inscrição do jovem, a ação consegue entender melhor o contexto em que o adolecente está inserido. Durante a visita na escola, a Assistente Social, Natália Fernandes, realizou a análise socioeconômica dos candidatos e identificou que parte dos jovens, por falta de oportunidade de trabalho, exerciam atividades trabalhistas informalmente, como: lavagem de veículos, atendimentos em comércios, manicure, dentre outros. Ao mesmo passo que a Assistente percebeu que os adolescentes se entusiasmaram com a oportunidade de emprego com direitos trabalhistas e previdenciários e manifestaram prontidão ao entregar a documentação necessária.

A Aprendizagem, além de movimentar a economia do município, proporciona também mão de obra inovadora, jovem e qualificada, gerando impacto social local. As empresas parceiras da aprendizagem também passam a exercer a responsabilidade social, já que o Programa Educação e Trabalho está dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030.

Segundo o presidente da Fundação CDL, Vilson Mayrink, atualmente a Fundação CDL – Unidade Muriaé, conta em sua carteira de famílias beneficiadas, quase 400 jovens que passaram pelo Programa de Educação e Trabalho, sendo que mais de 23% dos jovens que finalizaram o período da aprendizagem foram contratados pela empresa contratante.